Equipe Artisan

Artisan Ballet

Vanessa Porcino

Vanessa é formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo e Especial Academia de Danças Clássicas, sob os cuidados de Aracy e Guivalde de Almeida, e certificada pela Royal Academy of Dance. Também é graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fez parte da primeira formação da Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, sob a direção de Guivalde de Almeida, com a qual participou de diversos festivais pelo Brasil e no exterior, além da Cia. de Danças de São José dos Campos.
Entre suas principais conquistas está a Medalha de Ouro e o prêmio de Melhor Bailarina no 20º Festival de Dança de Joinville.

Vanessa é fundadora e Diretora Artística da Artisan Ballet.
 
Artisan Ballet

Andrea Thomioka

Andrea Thomioka foi a primeira bailarina brasileira a conquistar, em 1996, a Medalha de Ouro no 17th International Ballet Competition of Varna, Bulgária. Iniciou seus estudos de ballet sob os cuidados de Toshie Kobayashi e é formada pela Royal Academy of Dance. Dentre suas premiações em festivais, está a Medalha Super Bronze no 7th Masako Ohya World Ballet Competition. Atuou como solista na Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em Lisboa, e fez parte do Balé da Cidade de São Paulo. Andrea assumiu a Curadoria do Centro Cultural
São Paulo - SMC de 2015 a 2017.

Andrea é Diretora Executiva da Artisan Ballet.
 
Artisan Ballet

Rafael Okumura

Rafael Okumura é Economista, graduado pelo IE - UNICAMP e pós-graduando da FDC - Fundação Dom Cabral em Gestão de Negócios.

Coordenou uma das equipes de Revenue Management da LATAM Airlines Brasil e atualmente lidera uma equipe de Vendas Corporativas da empresa.

Rafael é o Diretor Administrativo da Artisan Ballet.
 
 
 
Artisan Ballet

Evandro Smile

Evandro Smile iniciou seus estudos sobre a cultura Hip Hop através do projeto Descentralização Cultural e, hoje, soma 15 anos de experiência e atuação na área, estudando continuamente as Danças Urbanas Norte Americanas (Street Dance) e as culturas que contribuíram para sua concepção.

Abraçou o caminho de Orientador e ministra oficinas e cursos em Projetos Culturais, workshops, Companhias de pesquisa em dança, etc. Evandro faz parte do grupo Back Spin Crew, equipe que é de grande importância na história do Hip Hop no Brasil.

É criador intérprete nas companhias Chemical Funk e também da Companhia Discípulos do Ritmo, fundada em 1999 pelo dançarino e coreógrafo Frank Ejara.
 
 
 
Artisan Ballet

Denise Nardi

Iniciou seus estudos de ballet clássico em 1988, em Marília-SP. Em 1993 preparou-se para o exame de 3º grau da Royal Academy of Dance em São Caetano do Sul-SP, na Escola de Ballet Toshie Kobayashi, onde também prestou o 4º e 5º grau, em 1994 e 1995 respectivamente. Continuou seus exames em Marília, completando os Grades até o 8º grau. Também prestou Inter-foudantion e Intermediate em São Paulo-SP no Núcleo de dança Ilara Lopes. É professora credenciada da Royal Academy tendo o diploma do CBTS; prepara e treina alunos para exames desde 1999. Já foi sócia-proprietária do Centro de Danças Denise Nardi, em Marília, onde dirigiu a escola por 5 anos. Tem experiência em aulas livres para qualquer idade ou nível, também tem experiência em organizar e dirigir os espetáculos de fim de ano, desde o figurino e cenário até as coreografias e remontagens de repertórios. Fez cursos com Toshie Kobayashi, Lia Saliby, Rosana Alves, Lúcia Millás, Mônica Ballalai, Ilara Lopes, Marli Apoliano, Ana Maria Campos, Betina Zacarias e Andrea Thomioka. Ministrou aulas de ballet nos Colégios Nossa Senhora de Sion, e Madre Paula em São Paulo, durante 2 anos.
Foi professora da Bravo!Ballet por 3 anos. É formada em Psicologia pela Universidade de Marilia.

 
 
 

Thais Rabelo

Thais inciou seus estudos de Ballet clássico na Cia de Dança Actum, onde teve como Professora Cristina Vieira. Em seguida, estudou e atuou em diversos festivais junto ao Estúdio de Dança Fernanda Abreu, sob os cuidados de Fernanda Abreu, Luis Augusto Ribeiro, Natalia Franciscone e Natalia Fernandes.

Além disso, Thais fez estágio para ministrar aulas de ballet infantil, acompanhando as aulas da Professora Fernanda Abreu e, desde 2016, ministra aulas em diversas escolas para crianças entre 03 e 10 anos.

Atualmente faz parte do Programa de Talentos da Artisan Ballet sob os cuidados de Andrea Thomioka e Vanessa Porcino, sendo treinada na metodologia upgrade.BR, tanto em sala de aula, para o exercício da dança como bailarina, quanto em estudos e capacitações teóricas e práticas, para o exercício da função de professora.
 
 
 

Tilly Garcia

Em sua formação passou por diversas escolas e métodos tais como; Ilara Lopes Núcleo de Dança-Royal School, Sacha Svetloff-método russo e Isaura Guzman-método cubano.

Profissionalmente trabalhou em importantes companhias da América do Sul tais como: Ballet Moderno y Clássico Municipal de Asunción, Iñaki Urlezaga Ballet em La Plata, Ballet de La Província de Salta, Companhia Nescafé de las Artes em Santiago, Companhia do Teatro Municipal de Santiago, trabalhando com nomes importantes na dança como Sara Nieto, Marcia Haydée entre outros.

Atualmente é professora da Artisan Ballet e Espaço de Dança Andrei Udiloff além de atuar como bailarina convidada em espetáculos de dança.
 

Fabiana França

Iniciou seus estudos no Projeto Cultural Vivarte “Daniel Comboni” com Elis Garcia em ballet clássico, no mesmo projeto cursou a oficina de teatro com Maristela Vanini;

Giuliana Pellegrini; Alba Brito. Entrou programa fabrica de cultura onde passou por diversos profisionais da dança como Adriana Gerizani, Sergio Rocha. Participou do grupo Raízes onde em 2016 ganharam o VAI.

Entrou no programa Núcleo Luz onde teve diversas experiências/aulas de dança com Ana Seelaender, Chris Belluomini, Liana Zakia, Miriam Druwe, Marcio Greyk, Kika Souza, Mariama Camaráe e etc. Atualmente faz parte do Programa de treinamento de Talentos da Artisan Ballet sob os cuidados de Andrea Thomioka e Vanessa Porcino.

 

Carol Di Giorgio

Em 2017, foi integrante da Companhia Millennium Dance Complex Brazil, onde também estudou Hip Hop, Video Dance, Jazz Funk, Jazz, Contemporâneo e Ballet Clássico.

Nesse mesmo ano, ingressou para o Programa de Treinamento de Talentos da Artisan Ballet, aos cuidados de Andrea Thomioka e Vanessa Porcino.Logo depois, em 2018, ingressou para o Grupo Sênior de Ballet Neoclássico do Studio Giselle, sob direção de Denise Siqueira. Em seguida foi integrante da Pariz Cia de Dança, sob direção de Edson Santos.

Possui certificação da Royal Academy Of Dance, aos cuidados de Carolina Eimantas, Eleuza Lourenzoni, Denise Nardi e Vanessa Porcino e certificação em Ginástica Rítmica aos cuidados de Midori Guilherme. Atualmente, está no Raça Centro de Artes, aos cuidados de Jhean Allex. E também, Cursa Pedagogia na Universidade Mackenzie.
 

Evelyn Libanes Soto González

Artista, dançarina, coreógrafa e professora. Formou-se na carreira de moda e figurino na Universidad Americana do Paraguai. Começou a dançar a partir dos dois anos de idade na Academia Elizabeth Vinader, onde estudou balé clássico e se formou como professora de dança paraguaia, dança espanhola e jazz. Continuou seus estudos de balé clássico na academia Patricia Fiandro.

Integrou os grupos de folclore como “Paraguay Ñe´e”, mais tarde os grupos de Expressarte e Andanzas da escola Elizabeth Vinader.

Em 2014, ingressou como estagiária no Ballet Nacional del Paraguay, onde participou como dançarina convidada na remontagem da obra "Isadora" do coreógrafo espanhol Fernando Hurtado. Em 2015 foi contratada como dançarina da companhia. Dançou obras como "La Última Letra", com direção artística de Wal Mayans, "A Orilla de la Nada"; composição coletiva e "Caída Libre" do coreógrafo israelense-espanhol Sharom Fridman.

Em 2017, ela permanece como bolsista na Raça Centro de Artes de São Paulo, onde faz aulas com professores de renome. Em 2018, ela fez parte da CIA PARIZ experimental, sob a direção artística e coreográfica de Edson Santos e a direção geral de Juliana Parizato e Ricardo Braune. Em 2019, ela fez parte do grupo Galpão 1, sob a direção geral e artística de Erika Novacki, onde participou da abertura do festival Passo de Arte e da gala da empresa Jazz in Concert. No mesmo ano, participou como solista do festival Desterro Santa Catarina-Brasil, onde obteve o segundo lugar na modalidade Jazz ; categoria feminina.

Lecionou dança jazz, dança espanhola e dança contemporânea em diferentes escolas do Paraguai. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como Passo de Arte, Festival de Joinville, Festival Nacional de Chamamé, Festival de Cosquín, Festival Internacional de Goiânia, Festival do Prêmio Desterro, entre outros.
 

Professores Convidados

Artisan Ballet

Welton Nascimbene

Membro do Conselho Internacional da Dança – UNESCO

Welton é formado pela Especial Academia de Ballet aos cuidados de Jorge Peña e Guivalde de Almeida. Foi jurado de diversos festivais de dança e curador do Prêmio Onça Pintada em Campo Grande, MS.

Obteve Medalha de Ouro no Passo de Arte, Festival do CBDD, Festival de Joinville, ENDA entre outros, além do Prêmio Especial de Melhor Partner do Seminário Internacional de Dança de Brasília.

Representou o Brasil nas competições de Varna, Jackson e Moscou. Partner das principais revelações da dança clássica de sua geração, tem em seu curriculum diversas obras do repertório clássico e coreografias assinadas por grandes nomes da dança do país.